top of page

Sobre

Um pouco da história

 

           O Presidente da associação de bairro de São Cristóvão, Sr. Edgard Soares Costa (apelidado de Noca), vendo a necessidade das crianças carentes do bairro, sentiu-se na obrigação de procurar ajudá-las. A idéia que lhe surgiu de imediato foi abrir uma creche escola para acolher aquelas crianças sem muitas perspectivas. Então, em março de 1981, fundou em um galpão na Rua Osvaldo Gordilho, atrás da cesta do povo, uma creche com o nome de Escola Tio Noca.

            O galpão era dividido por papelões para formar duas salas que funcionavam nos períodos matutino e vespertino. Os alunos sentavam no chão, também forrado com papelões, e sob a orientação das monitoras, nomeadas pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Bahia – SEC para serem responsáveis pela escola, brincavam, dormiam e aprendiam as primeiras letras.

            As pioneiras desse trabalho foram: Ana Maria Neves de Jesus, Cícera Maria de Jesus e Edna Raimunda e Mirian Ferreira de Oliveira, que foram posteriormente para outras escolas como professoras. Outra voluntária que ajudou muito a continuação da escola foi a esposa do Sr. Edgard, dona Engrácia Silva Costa (conhecida como Quita). Ela sentia-se muito feliz em poder contribuir com sua pequena ajuda.

            Os gêneros que eram necessários para a alimentação das crianças sob sua guarda, eram arrecadados entre as pessoas de boa vontade e solidárias do bairro e das feiras livres. O Sr. Edgard buscou ajuda com o Governo do Estado da época, o Sr. Luiz Viana e seu Vice o Sr. Jutahy Magalhães. Sua luta era constante para manter as vinte crianças saudáveis e bem alimentadas. E isto o preocupava muito, pois o número de crianças aumentava à cada dia. Dessa forma, a DIREC sentiu a necessidade de nomear uma dirigente para a creche e, através de ofício, a professora Vera Lúcia Costa Moreira assumiu em 1988. Quando, neste período, começou a funcionar o turno noturno, atendendo a alfabetização de jovens e adultos da região.

            A Diretora juntamente com as monitoras seguiu nesta luta de dificuldades até 07/1990. Depois ao se unirem à associação do bairro, que tinha como presidente o Sr. Leonor, conhecido como Nonô, conseguiram junto a SEC a regularização da escola, publicada no Diário Oficial de 25/07/1990 sob portaria de nº. 4611recebendo o nome de Escola de 1º Grau São Cristóvão.

        Devido ao aumento da procura por vagas logo foi feita uma ampliação no número de salas para atender à demanda da comunidade. A Escola aumentou para quatro salas de aula, banheiros, secretaria, cantina e permaneceu  neste local até março de 1996.

            Em maio de 1996, foi necessária a transferência para outro prédio situado na Rua Aliomar Baleeiro, nº. 182, no fim de linha do bairro de São Cristóvão. Em 1997, foi feito um remanejamento da direção, assumindo a escola o professor Valdir, que não demorou muito no cargo por motivos pessoais. Assumindo o seu lugar, a professor Regina, que permaneceu por um período de dois anos. Com o novo remanejamento assumiu a direção a diretora Maria Garcia.

        Em 03 de fevereiro de 2003, a escola foi municipalizada passando a se chamar Escola Municipal Osvaldo Gordilho.

Foto tirada no primeiro aniversário da Escola, tendo ao centro o Sr. Edgard Soares da Costa (Noca)

Caracterização da Escola

 

Nome: Escola Municipal Osvaldo Gordilho

Endereço: Rua Santo Agostinho, nº. 18 – São Cristóvão

Cidade: Salvador      Estado: BA           CEP: 41510-010

 

Entidade Mantenedora: Prefeitura Municipal de Salvador

Atos Legais - Criação: Portaria 040/2003 / DOM 03/02/03

Autorização de Funcionamento: Parecer nº 037/82 do CEE

CNPJ: 01993995/0001-00

Censo Escolar/ MEC/ INEP: 29191122.

Código da Unidade Escolar: 0634

Coordenadoria Regional de Ensino: CRE Itapuã 

 

Modalidades de Ensino:

 

Educação Infantil

Grupo 4 e 5 nos turnos matutino e vespertino.

 

Ensino Fundamental I

Ciclos I e II (1 ao 5 ANO) nos turnos matutino e vespertino.

 

 

Turnos e horários de funcionamento:

 

Matutino – das 7:30 às 11:30 h

Vespertino – das 13:30 às 17:30 h

 

Evolução da Escola no tempo

  • c-facebook

© 2013 por ESCOLA MUNICIPAL OSVALDO GORDILHO.

by William Santos

bottom of page